Vieiros

Vieiros de meu Perfil


LUGAR DOS ROMANZINHOS

Os Jogos de Lula

09:30 08/10/2009

O Presidente de Brasil Luiz Inácio Lula da Silva recebeu emocionado em Copenhague a decisão sobre Rio de Janeiro como sítio dos Jogos Olímpicos de 2016. Chorou comovido como fai a gente do povo que sabe o que tanto custa todo. Levando dentro o peso anímico de ser Presidente de um dos máis importantes paises do mundo sendo filho de uma nai pobre, abandonada em Pernambuco e emigrada com varios filhos a São Paulo em procura de uma vida digna. Da sua experiência como operário metalúrgico e dirigente sindical em tempos de Ditadura e fundador do Partido dos Trabalhadores, reunindo com os seus companheiros uma esquerda avançada e plural. De candidato partindo de abaixo à Presidencia do Brasil, progressando sempre ainda tendo perdido três vezes, alguma delas sofrendo o efecto de difamações determinantes do resultado negativo.

Só a inteligencia e teimosia de Lula e dos seus companheiros foram quem de superar os obstáculos levantados polos detentadores do sistema político, económico e mediático querendo torcer a sua vontade de presentar-se outra volta em 2002, para vencer depois de ser nomeado candidato na Assembleia Nacional do PT em Olinda, uma cidade de aparência minhota par de Recife.

O PT, que contribuiu a fundar o Foro de São Paulo com a esquerda latinomericana, protagonizou em especial em 2001 a celebração em Porto Alegre do primeiro Foro Social Mundial, mantendo o apoio aos posteriores, o último em Belem, na Amazonia, depois de estar vários anos na capital de Rio Grande do Sul, em Bombai, República de Mali, Venezuela e Quenia. Foi o FSM de Porto Alegre o primeiro aviso do nacimento organizado de propostas democráticas altermundistas frente á globalização ultraliberal e o militarismo.

Não foi singelo, porém, para o Presidente Lula da Silva praticar uma política avançada. Ainda sendo agora o PT o primeiro partido no Congresso Nacional, segue em minoria numa instituição bicameral onde estão representados quince partidos, com deputados e senadores procedentes de estados federados de mui diferentes tradições e estruturas políticas. Deveu além disso conjugar a necessidade de manter interna e internacionalmente a credibilidade do Estado brasileiro, praticando uma política orzamentaria rigorosa, com a obriga de pôr em marcha um projecto nacional destinado a acabar com a  desigualdade social num pais particularmente partido entre ricos e pobres, entre uma economia industrial própria de um Estado desenvolvido e grandes sectores marginados cuja expresão mais visível são as favelas das grandes cidades, onde moram milhões de persoas. O seu Governo conseguiu situar a Brasil como uma das grandes potencias civis da Terra.

Quando falta pouco para que remate o seu segundo mandato e pairando a preocupação polo estado de saude da ministra Dilma Roussef, a mulher que o PT escolheu como candidata à Presidência do Brasil, deixa ao seu pais no bom caminho. Com Lula como Presidente, Brasil empreendeu uma aventura, que se espera irreversível, em procura do progresso económico e a justiça social no interior, devindo no país central de Latinoamérica e num dos Estados mais salientes e respeitados do mundo, chegando a condicionar elementos cruciais das relações internacionais em benefício dos deserdados, dos que mais o necessitam. Tem ao seu favor o carácter maravilhoso do povo brasileiro, no que mesmo os que sofrem a pobreza, querendo-a superar, criam elementos culturais que fundamentam a personalidade colectiva do pais.

Sendo portuguesas, as palabras de Lula da Silva em Copenhague eram ao mesmo tempo galegas. Falou em galego, como o fixo em inglês Barack Obama empregando uma das formas dos EEUU, e em espanhol José Luis Rodríguez Zapatero para um argentino ou um cubano que escoitar o seu discurso em favor de Madrid.

Para Galiza a decisão de eleger a Rio de Janeiro é a melhor. Não só polo que representa Brasil no mundo, senão também porque nos Jogos Olímpicos de 2016 o idioma que partilhamos e que é próprio de Galiza será a língua principal.

4,11/5 (35 votos)


Sen comentarios

Novo comentario

É preciso que te rexistres para poder participar en Vieiros. Desde a páxina de entrada podes crear o teu Vieiros.

Se xa tes o teu nome en Vieiros, podes acceder dende aquí:



Camilo Nogueira (foto pequena)

Camilo Nogueira

Camilo Nogueira Román naceu en Lavadores (Vigo) en 1936. Enxeñeiro industrial e economista, foi eurodeputado polo BNG entre os anos 1999 e 2004.



Máis opinións